Dicas de Prevenção
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo atual. Mas, em grande parte são preveníveis ou, pelo menos, seus impactos podem ser reduzidos. A prevenção baseia-se em hábitos saudáveis, como não fumar, manter peso adequado, fazer atividade física regular, alimentar-se bem, evitar excesso de bebidas alcoólicas e ter repouso adequado.
O tabagismo e a principal causa de morte evitável e suas consequências vão muito além das doenças do coração. Felizmente o número de tabagistas vem caindo ano a ano em nosso pais.
Atividade física deve ser regular e continua. Exercício aeróbico, como caminhar, correr, nadar ou pedalar, deve ser feito por pelo menos 30 minutos diariamente.
A obesidade, verdadeira epidemia do século XXI, leva a maior risco de diabetes, hipertensão arterial e alteração de colesterol e triglicérides, o que claramente aumento o risco cardiovascular.
Alimentação saudável não significa excessos e nem modismos. Legumes, verduras e frutas devem ser consumidos com regularidade. Peixe e frango são boas fontes de proteínas. Carnes vermelhas e magras com moderação. Evite principalmente gordura saturada e carboidratos simples, como açúcar e farinha branca.
Por fim, bom sono e períodos de descanso são muito importantes. Distúrbios do sono, como a síndrome da apnéia do sono, aumento em muito o risco de eventos cardiovasculares.
Avaliações médicas regulares ajudam a identificar fatores de risco e doenças ainda não manifestas, indicando tratamento precoce e prevenção de eventos que podem limitar a qualidade e a quantidade de vida.